REVISOR DE TEXTO – ONDE TRABALHAR?

Atualizado: Abr 1

É recomendado que antes de publicar um texto, este seja revisado. Entretanto, é de praxe o autor estar cansado do próprio texto. Por isso, existe o profissional de revisão textual. Geralmente formado em Letras ou Jornalismo, mas nada impede que pessoas de outras áreas exerçam essa função. Uma pós-graduação na área pode ajudar a entrar no mercado.


Mas, vamos lá!


Você, revisor de texto. Onde gostaria de trabalhar?


Acho que a principal resposta é: em uma editora. Pois bem, editoras são sim o sonho de consumo de muitos profissionais. Entretanto, não desista se não conseguir, há mais campos de atuação que se pode imaginar.


JORNAIS/ MEIOS DE COMUNICAÇÃO


Antigamente existiam os repórteres, o diagramador, o editor e o copydesk (copidesque), mais conhecido como revisor.


Com o passar do tempo e o advento das tecnologias, os profissionais começaram a disputar um lugar nas empresas. Muitas funções foram substituídas por máquinas, e vários jornalistas absorveram a função de revisor com ajuda do corretor automático do Word. Mas, como eu disse no começo do texto, um escritor (pessoa que escreve) ao final do trabalho, não suporta mais olhar para aquelas palavras. Por isso, recentemente, a função de copydesk voltou!


É possível encontrar várias empresas de comunicação e produção de conteúdo para web contratando alguém para a tarefa de revisar, e somente revisar, os textos a serem publicados.



TRABALHOS ACADÊMICOS


Quem nunca ficou louco com o TCC? Pesquisar, escrever, pesquisar mais... uma xícara de café atrás da outra, uma hora para de surgir efeito. Além disso, repetindo, no final não aguentamos mais pensar no assunto. Então, para garantir um trabalho coerente e coeso, chamamos um revisor.


Nessa área, o revisor precisa entender bem do assunto (não precisa, necessariamente, dominar a área), já que será ele quem adequará o trabalho às normas padrão, verificara as referências e a gramatica do texto.


Nos casos de trabalhos acadêmicos, o revisor deve combinar com o cliente o que deve ser feito. Se é apenas para corrigir a ortografia e fazer a adequação gramatical; se é para formatar o arquivo de acordo com as normas ABNT; e, se é para verificar referências e citações.


OBVIAMENTE, o orçamento deve ser de acordo com o pedido, nada de cobrar o mesmo preço para todos os clientes.


REVISOR DE TRADUÇÕES


Revisar traduções exige do profissional o conhecimento prévio do idioma original. Deve, SEMPRE, ter suporte como gramáticas de ambos os idiomas, dicionários bilíngues e conhecer inúmeros sinônimos para termos mais comuns do dia a dia. Seu papel é garantir que as traduções estejam tão bem redigidas e garantir o mesmo sentido proposto do que no original.


Aqui há a possibilidade de trabalhar em editoras, mas, também podemos encontrar profissionais dessa área em empresas multinacionais.


REVISOR DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS E TEXTOS TÉCNICOS


Tanto nesse ramo, como em trabalhos acadêmicos, o revisor pode ser formado na área de estudo, não em comunicação ou letras. Em outras palavras, se for formado na área de saúde, poder se especializar em revisão de textos médicos ou farmacêuticos. Engenheiros podem revisar material técnico de empresas.




 

©2019 por eu sei o que eu leio. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now