Sabemos que publicar um livro envolve muitos processos (confira o post que fizemos sobre isso), mas o que ninguém conta é que antes de tudo, antes de entregar o manuscrito para a editora, colocar no papel as muitas ideias que passam pela cabeça é uma tarefa extremamente complicada e cansativa. Escrever cada pensamento, e depois organizá-los. Separar o que vai ou não ser usado. E, finalmente escrever o livro.
Entretanto, como ter ideias? Como descobrir o que quer escrever? Como achar um estilo?
Ler. O escritor precisa ler, e muito, antes de escrever. É necessário criar um rerpertório.
Para exemplificar, pedimos ao escritor Breno H. M. Soares, autor de dois romances publicados, apontar os livros que foram essenciais para sua formação.
O Jogo do Anjo - Carlos Ruiz Zafón
Segundo livro da série O cemitério dos livros esquecidos. Tem como cenário a Barcelona da década de 1920. Conta a história de David Martín, escritor de vinte e oito anos. Com uma doença terminal e o amor da sua vida nos braços do melhor amigo, David passa os dias escrevendo séries policiais e vendendo barato o seu talento.
Quando Andreas Corelli, um misterioso editor estrangeiro surge com uma proposta irrecusável, David se vê diante de fama, dinheiro e saúde. Para isso, ele deverá apenas escrever um único livro. Um livro que terá o poder de influenciar milhões de vidas. Entretanto, enquanto escreve, David em meio situações estranhas e os segredos de seu editor.
A Garota dos Pés de Vidro - Ali Shaw
Em meio a cenários que parecem ter saído dos contos de fadas, Midas, um tímido fotógrafo, e Ida, uma jovem com uma estranha doença, procuram uma solução para sua fascinante situação. Uma história de amor cercada por paisagens paradisíacas, pântanos congelados, animais transformados em vidro, florestas brancas, e muito mais.
Guia de Sobrevivência à Zumbis - Max Brooks
Uma paródia dos guias de sobrevivência convencionais. Expõe a paranoia coletiva que tomou conta do mundo, em especial dos Estados Unidos. Recorrendo ao humor de forma indireta, o autor adota um tom científico, com dados, pesquisas, relatos e fotos, o que lhe permite pregar uma grande peça.
Anatomia da Estória - John Truby
Anatomia da Estória: 22 passos para se tornar um mestre contador de histórias é um manual de como escrever uma boa trama. Reúne dicas e segredos sobre como organizar e estruturar uma boa estória. Truby fala sobre premissa, como desenvolver os personagens, tema, mundo e símbolos, enredo, e muito mais sobre o universo literário.
Ecotopia - Ernet Callenbach
Ecotopia: The Notebooks and Reports of William Weston foi publicado em 1975. A sociedade descrita no livro (uma das primeiras utopias ecológicas) influenciou o movimento verde da década de 1970 em diante.
Breno H. M. Soares

tem vinte e seis anos, e escreve desde os quinze. Nas horas vagas é jornalista. Com muitos contos publicados, é leitor voraz de realismo fantástico, mistérios e terror. Possui uma biblioteca povoada por Carlos Ruiz Zafón, Stephen King e Haruki Murakami. Quebrou o braço oito vezes na infância, por isso é comum encontrar o som de ossos se quebrando em suas narrativas. Adora pudim de leite, tem medo de bonecas de porcelanas e odeia quando esquecem o espaço depois da vírgula.
Possui dois livros publicados:
Por isso tudo era vermelho
Quando o jornalista Fábio chega na mansão de Arthur Storm para, o que deveria ser, uma entrevista com o ex-escritor Arthur Storm, se ve envolvido por uma historia de mistério e assassinatos.
Durante a conversa, o jornalista descobrirá a verdadeira razão de Storm ter parado de escrever e se trancado em casa por 18 anos.
Aqueles Olhos Verdes
Henrique acorda no hospital após um acidente de carro que o deixou desacordado por dias. É recebido por uma garota que diz ser sua namorada, mas ele não se lembra dela, nem de quem é.
Durante a primeira noite acordado, Henrique recebe a visita de uma criança loira, sorridente, que diz se chamar Minas. Este explica para Henrique que eles estão dentro de um jogo. Uma vez por semana, Minas tentará matá-lo. Se ele sobreviver por oito semanas, vence, caso contrário, morre de verdade.
Enquanto tenta se manter vivo, Henrique luta para recuperar a memória e entender porque está tentando ser morto.
Seus livros podem ser encontrados na Amazon e no site da editora Inverso.
