NÃO CONSIGO LER, E AGORA?

“Está tudo bem em não ser produtiva durante a quarentena”.


Quantas vezes ouvimos isso?


Mas, para mim, não há coisa pior do que não ser produtiva. Eu assumi um compromisso com vocês de trazer textos sobre o universo literário e editorial todas as semanas, e, para isso, é preciso ter ânimo e motivação. Mas, eu estou cansada (e imagino que muitos de vocês também estejam), não tenho aquela energia e alegria. Ficar “parado” mexe com todos, não tem o que fazer.


Então, de repente, meu ritmo de leitura caiu. Empaquei em um livro e não consigo terminá-lo. E isso está acabando comigo.


Aí que entra o “está tudo bem”, “talvez você possa começar outro livro”. Não, não posso. Chamem de TOC, mania (loucura), ou o que quiser. Eu não consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo, nem largar um pela metade. Eu preciso acabar um para começar o próximo. Juro que já tentei mudar.


Assim, voltando ao “não ser produtiva na leitura”, resolvi contar algumas coisas que estou fazendo para conseguir ler, na esperança de ajudar pessoas na mesma situação. (Espero não ser a única!)

Leia a sinopse antes.


Parece besteira, não é? Mas não é, acredite, nada pior do que começar um livro que não lhe agrade. Então, tenha certeza que o livro será prazeroso.


Escolha livros curtos


Livros de contos são ótimos. Procure livros que possam ser lidos em um dia. Assim, com histórias curtas, a ansiedade de não conseguir terminar, será menor.


Metas diárias


Determine pequenas metas. Uma pequena quantidade de páginas. “Dez”, por exemplo. É um número fácil de ser atingido, e sem a pressão de terminar o livro o mais rápido possível, a leitura fluirá melhor.


Conseguiu ler as dez páginas? Legal, mas não tente ler tudo de uma vez. Caso a leitura renda, não comece a se cobrar mais. E, o mais importante, não comece a ler pensando em ultrapassar a meta do dia.


Faça pausas


Respire. Dedique-se a outras coisas. Todos nós já estivemos na situação de ler algumas páginas e nos perguntar como o personagem chegou ali e o que aconteceu. Então, assim que perceber que está se distraindo, pare e respire.

LEMBRE-SE


É importante ler e manter o hábito de leitura. Isso é que é ser produtivo, portanto, não se compare a ninguém. Cada um conhece seu próprio limite, não é porque você leu apenas dois livros no mês que seja pior do que quem leu mais.



 

©2019 por eu sei o que eu leio. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now