A DOR NO CORAÇÃO AO VER O QUE O FUTURO RESERVA

Atualizado: 16 de Dez de 2020

Panem é um país em um universo diatópico, onde um dia já foi a América do Norte. Não temos uma data precisa, só sabemos que faz 10 anos que a guerra chegou ao fim. E, para garantir que esses Dias Sombrios nunca retornem, o “lado vitorioso” (mais conhecido como Capital) decretou que todos os anos 24 jovens dos 12 distritos (lado perdedor) seriam escolhidos para lutarem até a morte em uma arena. Não satisfeita, a Capital ainda decretou que o espetáculo seria transmitido para todo o país.


Estamos falando dos Jogos Vorazes, mas não da famosa 74ª edição. Estamos falando de como tudo começou.


Em a Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, Suzanne Collins nos apresenta à Capital antes da Capital e a Coriolanus Snow antes do Presidente Snow. O livro, que traz aquela nostalgia, nos faz pensar nas consequências de nossas ações e em como o poder dita a nossa vida.

Passando por conceitos complexos da filosofia, encontramos várias vezes ao longo da trama a pergunta: o homem é mau por natureza ou ele se torna mau por causa do ambiente?

Aos 18 anos, Coriolanus carrega um sobrenome nobre, mas enfrenta sérias dificuldades financeiras após a guerra. Por isso, sua determinação em retornar à elite de Panem, o leva por um caminho que a cada página se torna mais denso e sem volta.



Tudo começa com a preparação para os Jogos Vorazes. Um ano que, por causa da pouca audiência, a comissão organizadora incrementou algumas novidades. Uma delas são os mentores, aqui os melhores estudantes da Academia, mas que no futuro serão os campeões das edições anteriores. E é neste ponto que Coriolanus começa a mostrar a fera que um dia se tornará.


Com o sorteio dos tributos, Snow “ganha” a garota do Distrito 12. Aparentemente, uma humilhação. Afinal, como um Snow pode ser designado a um tributo fraco que não tem a mínima chance de vencer?



A FAÍSCA


Entretanto, Lucy Gray Baird é o extremo oposto do que era esperado. Rebelde, porém carismática; forte, mas com aparência delicada e determinada a sobreviver a qualquer custo.

Juntos, Lucy Gray e Coriolanus, traçam seus destinos.


Neste projeto de panem et circenses fornecido pelos distritos e pela Capital lidamos com romance, traições, amizades e sede pelo poder. E, mesmo sabendo do desfecho, o desejo que tudo fique bem é gigante.


SUZANNE COLLINS: 1962 - hoje


Por ser filha de um oficial da Força Aérea dos EUA, Suzanne Collins vivenciou a guerra. Isso e outras cenas do cotidiano trouxeram a inspiração para a trilogia Jogos Vorazes, best-seller traduzida para mais de 50 línguas. Formada em Teatro e Telecomunicações pela Universaidade de Indiana, a escritora iniciou sua carreira em 1991 escrevendo roteiros para o canal de TV Nickelodeon.