top of page

3 LIVROS PARA O SETEMBRO AMARELO

Setembro é o mês da prevenção ao suicídio. Ainda hoje um tabu, no Brasil, índice de suicídios na faixa dos 15 a 29 anos é de 6,9 casos para cada 100 mil habitantes. No mundo, uma pessoa tira sua própria vida a cada 40 segundos.


Para celebrar a vida, e proporcionar um debate saudável, separamos três livros sobre depressão e suicídio para que possamos desmitificar a doença.

O Demônio do Meio Dia

Andrew Solomon, em O Demônio do Meio Dia, reúne suas próprias experiências, relatos de terceiros e pesquisas sobre a depressão. O livro, lançado no começo do século XXI, continua sendo uma referência sobre a doença, para leigos e especialistas. Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas.

A edição brasileira traz um epílogo inédito, pelo qual descobrimos o que aconteceu com o autor com os entrevistados e com os tratamentos da depressão desde a publicação de O demônio do meio-dia.

Os 13 porquês

Clay é um adolescente que acabou de perder sua amiga, Hannah Barker. Uma tarde, ao chegar da escola, Clay recebe uma caixa sem remetente com 13 fitas cassetes. Intrigado, o garoto começa a ouvir as fitas e descobre que recebeu as últimas palavras de Hannah para o mundo.

Ao longo das 13 gravações descobrimos os motivos que levaram Hannah a se matar. Bullying é o tema central, e ao longo das páginas vamos acompanhando o crescimento da bola de neve.

Eu estive aqui


Depois que Meg, sua melhor amiga, comete suicídio, Cody começa a se perguntar o que poderia a ter levado a acabar com a própria vida. Ao recuperar os pertences de Meg, Cody descobre coisas que ela nunca lhe contara. Atrás de respostas, Cody mergulha na nova vida da amiga e conhece seus amigos e segredos.


Se você estiver se sentindo sozinho ligue 188.


Sua vida importa!



Post: Blog2_Post
bottom of page